E agora? Como se escreve?
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
E agora? Como se escreve?
Quem nunca se viu numa encruzilhada na hora de escrever um texto e, de repente, surgiu a dúvida: "e agora? Como se escreve? É com "SS", "Ç" ou apenas um "S"? Diante do impasse, recorre-se ao nosso bom e velho amigo, o dicionário! Atire a primeira pedra aquele que nunca o fez.
Nossa! Você encalhou justamente com a dúvida baseada em um dígrafo! Mas, o que é isso? Segundo o dicionário eletrônico Aurélio, é a representação de duas letras que formam um só fonema. Por exemplo: "SS", "RR", "CH" e etc. Pesquisado em 09mar23 e disponível em https://www.dicio.com.br/digrafo/
É, amigo. Precisamos admitir que a competência escrita precisa ser constantemente revista porque estar inteirados com as regras que regem a língua portuguesa é fundamental. Por conta dessa necessidade, já ouvi vários indivíduos afirmarem: "não seria mais prático escrever da mesma maneira que se fala?
Digamos que seria mais prático, admito. Contudo, seria viável não atentarmos para um padrão normativo de escrita, isto é, todos poderiam escrever da maneira que quisesse? Será que o processo de comunicação seria eficiente? Imagino a confusão que seria para se entender mensagens diversas, concorda?
Imagine se eu tivesse perguntado a alguém: " vocês compraram o presente para Miguel?" - O primeiro responderia: "Sim, uma calssa." - O segundo diria: "... coincidência, eu também comprei uma calsa." O terceiro complementaria: "eu comprei a melhor calça do mercado." E agora? Quem está certo?
Por onde devo ir? Estou confuso.
Já imaginou a confusão que seria se não existisse um regulamento para a escrita? Você concorda que seria um "Deus nos acuda?". Imagine um tráfego de veículos sem a sinalização onde qualquer um pudesse agir da maneira que quisesse. Será que chegaríamos na hora certa aos compromissos?
Pois é. Uma escrita sem regras é semelhante a um tráfego de veículos sem semáforos. A confusão seria geral. Logo, por mais que não gostemos das regras que nos são impostas pela sociedade, precisamos entender que são necessárias. Todos nós precisamos de direcionamento. É o perfil das regras.
Então, não há como desistir de conhecer com profundidade a correta escrita das palavras na nossa língua, caso queiramos comunicar nossas mensagens com qualidade em diversos contextos, já que é imprescindível se comunicar com eficiência, concorda?
O exemplo anteriormente citado, no caso, o dígrafo "SS", é de fundamental importância para não se cometer erros de escrita e, infelizmente, muita gente se confunde por conta da sonoridade das palavras, como ainda nos exemplos: paço (palácio) e passo (verbo).
Nunca é demais sempre ter disposição para se revisar os diversos aprendizados sobre as regras da língua portuguesa, principalmente sobre os dígrafos, pois, são eles que apresentam a diferenciação da escrita das palavras que têm sons parecidos. Por isso, não perca tempo!
Conhecer também é felicidade.
Reserve um tempinho do seu dia e dê-se ao prazer de resgatar conhecimentos já guardados há algum tempo porque, certamente, ao ser submetido a um teste escrito para a vaga que tanto desejou, não gostará de passar por constrangimento por não saber a escrita correta de qualquer palavra, concorda?
É por esse e outros motivos que este blog surgiu. A intenção é provocar os leitores a refletir mais e melhor a respeito dessa tão preciosa e incalculável herança que nos foi dada: nossa língua materna. Não descuide. O mercado de trabalho só absorve os melhores, pois, os bons já foram superados.
Comentários
Postar um comentário