O poder da leitura para transformar a escrita
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O poder da leitura para transformar a escrita.
Você já parou e observou que quando se planta uma árvore ela precisará de algumas ações, nossas ou da própria natureza, para se desenvolver bem e que uma dessas ações é a quantidade de água necessária? Claro. A água é essencial para manter a vida de qualquer espécie viva. Alguém já ousou dizer: sem água, não há vida.
Pois bem. A partir dessa analogia, podemos começar a especular qual é o elemento primordial para uma escrita de qualidade, ou seja, o elemento fundamental para que se construa um texto entendível, claro, com qualidade e de fácil acesso a qualquer indivíduo. Então, já deduziu qual seja?
Acredito que você também deduziu que a leitura seja esse elemento tão precioso, capaz de dar vida à escrita de qualquer texto. Parabéns! Acertou em cheio! A leitura é o principal combustível para alimentar as ideias que permitirão a construção de um texto maravilhoso, cujo alcance é difícil de delimitar.
Reflita
Quanto mais lemos, mais iremos interagir também com muito mais eficiência em qualquer contexto, pois, mais que nunca, hoje em dia precisamos estar concatenados em tudo à nossa volta porque a velocidade da informação está mais rápida que um raio. O que foi novidade há um mês, agora já não é mais.
Aqui no meu blog, sempre tenho instigado meus leitores a refletir a respeito da importância de se escrever com qualidade porque a escrita faz parte dos processos interativos e, como tal, precisa ser sempre apresentado de forma eficiente para melhor informar.
Não é à toa que bons escritores estão em alta no mercado literário e, por incrível que pareça, é um mercado que nunca sai de moda porque praticamente todos nós temos a necessidade de melhor conhecer e lançar mão de tudo que nos leva a evoluir intelectualmente.
Ouso também afirmar que quem desenvolve o hábito da leitura (sim, a leitura é um hábito que poderá ser desenvolvido independentemente de faixa etária e é atemporal), melhor se posiciona em qualquer debate, torna-se capaz de bem colocar as ideias quando precisa defender um ponto de vista.
Hábito de leitura?
Mas, é possível perguntar: o que se faz para desenvolver o hábito da leitura? Primeira coisa: tenha determinação. Alguém já ousou dizer que "quando se quer, qualquer coisa se torna possível". Então, decida ler. Segunda coisa: o que ler como incentivo ao hábito da leitura? Qualquer coisa.
Como assim qualquer coisa? Isso mesmo. Escolha qualquer gênero textual que mais lhe atrai desde gibis, blogs, bula de remédio, receita de bolo, jornais, revistas, etc. Qualquer um desses ou outros de sua escolha servirão como propulsores ao ato da leitura. O primeiro passo (a escolha) será o início.
Ah, entendi.
A continuidade da ação para fomentar o hábito da leitura será a sua decisão de evoluir mais e mais. Depois que se descobre o prazer da leitura, a competência escrita se tornará algo tão leve e natural que será feito sem qualquer expectativa de falha diante do que for pedido para discursar.
A água estará sempre ao dispor da árvore para que tenha um desenvolvimento saudável. Portanto, não pense duas vezes em começar agora mesmo. Não perca mais tempo. Acredito que este blog já está sendo algo prazeroso, concorda? Então, siga em frente. Escreva mais e melhor.
Comentários
Postar um comentário